domingo, 11 de dezembro de 2016

Serra da Gardunha

Classificada como Paisagem Protegida Regional, a Serra da Gardunha alberga uma grande diversidade paisagistica e biológica, pelo que o seu património natural e geológico motivou a sua integração na Rede Natura 2000 e no Geopark Naturtejo. 
Imagem 1 - Vertente sul da Serra da Gardunha

Possui por exemplo uma planta endémica que não se encontra em mais local do mundo e que ocorre em habitats bem conservados de castinçais (castanea sativa) e carvalhais de carvalho-alvarinho (quercus robur) e carvalho-negral ou carvalho-pardo-das-beiras (quercus pyrenaica): a abrótea (asphodelus bento-rainhae). Possui também vários habitats de conservação prioritária que permitem a ocorrência de espécies de fauna muito diversificadas.

Imagem 2 - Carvalhal nas traseiras do Parque do Convento
Em termos geomorfológicos, a Serra da Gardunha possui na sua vertente sul património geológico de grande importância e por isso integrados no Geopark Naturtejo, particularmente na zona de Castelo Velho onde se se encontram vários afloramentos graníticos únicos.

Imagem 3 – Zona de interesse geológico do Castelo Velho

Um deles é um bloco em forma de bola com fissuração poligonal, que representa um exemplar de referência para este tipo de geoforma granítica.

Imagem 4 – Bola de fissuração poligonal

Nas imediações encontra-se também o Bloco Fendido com cerca de 4 m de altura. É um bloco granito fraturado onde se pode observar as suas superfícies planas estando a mais pequena tombada.

Imagem 5 – Bloco fendido




Os afloramentos graníticos do Castelo Velho formam uma crista e apresentam uma grande diversidade grande de geoformas. Uma das mais peculiares existentes nas imediações é a chamada Pedra Galo que consiste num bloco em equilíbrio cuja silhueta se destaca na zona.

Imagem 6 – Pedra Galo

Mas perto podem ser encontradas ainda outras formas graníficas interessantes, como o “soldado”.

Imagem 7 – O “soldado”

Do ponto mais alto da Gardunha, o Alto Da Gardunha, temos uma vista impressionante em todo o redor. Daqui podemos avistar por exemplo a Cova da Beira, a Serra da Estrela, a planície de Castelo Branco e até algumas zonas montanhosas em território espanhol.

Imagem 8 – Planalto no Alto da Gardunha
Imagem 10 – Pormenor no planalto do Alto da Gardunha



Imagem 10 – Vista da Covilhã a partir do Alto da Gardunha













Imagem 11 – Vista sobre o Castelo Velho e a Barragem de Santa Águeda a partir do Alto da Gardunha

Um outro local de referência é a Penha da Serra da Gardunha, onde outrora existiu um santuário dedicado à Senhora da Penha.


Imagem 12 - A Penha

Haveria muito mais a descobrir, mas fica para próximas visitas pois voltarei com certeza! Agradeço à Elga Correia e ao David Caetano por me terem desafiado e ajudado a conhecer melhor este belíssimo refúgio natural e por toda a partilha de conhecimento!




Sem comentários:

Enviar um comentário