segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Ruínas do Hotel Termal da Serra da Pena


As ruínas do que outrora foi um imponente hotel termal marcam a paisagem de uma das encostas da Serra da Pena em Sortelha. A presença neste local de nascentes de água com elevados níveis de radão, conhecida como Água Radium, que no início do século XX se considerava ser benéfica para a saúde, motivou a criação das termas e do hotel neste local. Segundo a tradição oral, quem mandou erigir estas infraestruturas foi um Conde espanhol que ouvindo falar das propriedades terapêutidas da Água Radium, trouxe a sua filha ao local para tratar uma doença de pele de que padecia.
Durante a chamada “febre da radiactividade”, o grandioso hotel construído em granito, com cerca de 90 quartos e capacidade para 150 pessoas, viveu um período próspero pois a água deste local era considerada uma das mais radioactivas do país. Mas após a 2ª guerra mundial, com a descoberta dos malefícios que afinal a radioactividade acarretava para a saúde, a frequência das termas reduziu drasticamente, provocando a falência da estância termal, cuja actividade foi suspensa em 1945. O hotel acabou também por fechar nos anos 60.

Não obstante alguns projectos para o requalificar, o local permaneceu ao abandono até aos dias de hoje, mas a sua arquitectura acastelada imponente e a sua história continuam a alimentar o imaginário e a curiosidade colectiva.











1 comentário: