sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Dom Fafe (Pyrrhula pyrrhula)





O Dom Fafe é uma ave discreta e difícil de observar, embora o macho tenha uma plumagem colorida e vistosa, predominante de um laranja vivo, com um capuz preto e dorso cinzento. A fêmea tem uma plumagem semelhante mas com tons mais acastanhados. Alimenta-se de insectos, bagas, sementes e rebentos de flores.

Esta espécie encontra-se distribuída por toda a Europa, onde é geralmente residente, embora muitas aves do norte migrem para o sul durante o inverno. É relativamente escasso na Península Ibérica. Em Portugal existe uma população nidificante restrita às serras do extremo norte do país, surgindo no resto do território durante o Outono e Inverno.

Frequenta zonas de arvoredo bem desenvolvido, apreciando principalmente folhosas ao longo de linhas de água e zonas de maior altitude onde procura alimentos em árvores como bétulas, cerejeiras e abrunheiros.

3 comentários:

  1. Hola Tanya,es verdad,un ave dificil de observar y mas de fotografiar como tu lo has hecho un verdadero lujo.Un fuerte abrazo y Feliz año 2014

    ResponderEliminar
  2. Cá está a foto que eu gostaria de fazer desta ave, Tânia. :-)
    Estou à espera que a Serra seja libertada dos turistas para ir lá tentar a sorte.
    Um 2014 com muita saúde e muitas bonitas aves,
    JR

    ResponderEliminar
  3. A Tánia especializou-se em aves difíceis. Esta perfeito.

    Ainda não tenho.

    ResponderEliminar